terça-feira, 5 de outubro de 2010

Deixa para lá!


Roselene Nunes de Lima

            Todo dia escutamos alguém comentar que teve um insucesso numa relação de compra em alguma loja, as pessoas reclamam de uma mercadoria que não chegou no prazo estabelecido, de um produto que veio com defeito e até algo que veio no lugar de outro. Escutamos, também, alguns colegas falando que preferem comprar pela internet, pois não tem burocracia, é sempre sem fila, aceita cartão de crédito e ainda chega rápido. Uma situação constrangedora a cada venda mal feita, não somente pela pessoa que vende, mas pelo despreparo da empresa, de forma geral.  
            Imaginamos que depois desse aborrecimento tudo passa – até que compremos outro produto – e tudo bem. Mas, vocês já perceberam que as pessoas falam que não foram reclamar porque era demorado? Muitas vezes foi só uma cor diferente daquela que escolheu e não queriam perder tempo, pois iam se atrasar para outros compromissos. Quando não, falam que não vão mais a loja e pronto.
            As prestadoras de serviços fazem parecido, vendem um serviço e não é bem o serviço que apresentou ser. Em se tratando de telefonia móvel o comercial é grande e as vantagens são poucas. Para a telefonia fixa e internet banda larga também funciona assim. Os primeiro meses os serviços são maravilhosos, mas depois...
            Estamos sempre deixando para lá. De vez em quando presenciamos uma pessoa fazendo um verdadeiro show por estar chateado em receber serviços ruins num restaurante, num banco, num hospital ou qualquer outro estabelecimento. Muitos que estão de fora logo condenam a pessoa dizendo que ela não tem classe ou elegância, que faz barraco. Infelizmente não nos colocamos no lugar da pessoa, ela já deve ter levado tanto “tapa na cara” que tem um momento que não aguenta e explode. Aí vem o deixa para lá, nada!
            Se formos fazer uma analogia, na educação é muito parecido. Alguns professores tratam mal seus alunos, diminuem sua autoestima e dão aula de má vontade, como se fosse um favor para o aluno ele estar ali na sua frente dando aulas. Daí que os jornais noticiam alunos que agrediram um professor ou professora, deve ter sido o “show” deles de não suportar mais tantas mazelas e desrespeito. Temos que dar exemplo. Precisamos usar de delicadeza com os educandos, eles aprendem conosco. Se o professor pode elogiar ao invés de depreciá-los porque é que se fazem agressões verbais? É mais fácil pedir silêncio do que mandar calar a boca. É mais fácil ser gentil, pelo menos com um sorriso, do que ser arrogante, pedante, impaciente ou descortês.
            Nossos alunos não precisam de maus tratos, a vida já é muito dura e cruel com eles. Tem uma hora que eles também não conseguem deixar para lá!

Artigo publicado no jornal Tribuna Independente no dia 5.10.2010


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