sábado, 13 de novembro de 2010

Problemas elaborados no curso de Pró-letramento de Matemática


Problemas de autoria das cursistas do
 Pró-letramento em Matemática 2010
Tutora Roselene Nunes de Lima e
Auxiliar Janaína Ferreira de Lima
Tema: medidas e grandezas

1. (Grupo das Verdinhas) Clara ia ao cinema assistir a sessão das 18h30, só que ela saiu de casa às 18h10. Quanto tempo Clara gastou para chegar ao cinema?

Discussão: este problema induz que o aluno responda 20 minutos, mas não há informação do tempo que ela gasta para chegar ao cinema, portanto o problema não tem solução e foge das respostas triviais. Excelente para que o aluno conheça outros caminhos para pensar na solução.

2. (Grupo das Reagrupadas) Anote em seu caderno, com a ajuda dos seus pais, a sua alimentação pela manhã, tarde e noite com respectivos horários, com dias e datas organizando numa tabela. Anote uma semana do mês de novembro.

Discussão: esta proposta de trabalho é muito relevante para ajudar a professora a identificar as quantidades calóricas consumidas pelos alunos nesses três turnos. Podem-se compreender conteúdos atitudinais e procedimentais na vida cotidiana dos educandos, além de se trabalhar operações aritméticas e conteúdos em estatística e ciências.

3. (Grupo das Meninas Pequenas) A amplitude térmica é determinada pela diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima. Num dia de verão, a temperatura máxima foi de 37°C e a amplitude térmica foi de 12°C. Qual foi a temperatura mínima nesse dia?

Discussão: pode-se reforçar que diferença, em matemática, é o mesmo que a operação de subtração. O problema é interdisciplinar e pode ser usado para fazer um estudo num mês em determinada cidade. É interessante trabalhar números negativos, pois a criança já tem o conhecimento dessas informações através da televisão, trabalha-se operações aritméticas e conteúdos em estatística e geografia.

4. (Grupo das Meninas Super Poderosas) Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, fazer compras de fim do ano. Comprou um vestido por R$80,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$60,00. Do seu 13º salário sobrou R$250,00. Qual é o valor do 13º de Sandra?

Discussão: este problema sugere a resolução simples e só precisa de cálculo mental. Outra forma de elaborar este problema seria a de mudar a pergunta para que ele não tenha solução, até porque precisamos levar problemas que surpreendam os nossos alunos. As propostas a seguir não têm soluções, na primeira não há informação suficiente para saber o valor do salário dela; na segunda proposta ela gastou mais do que levou e o problema não menciona que ela tenha levado cartão de crédito, pois alguns alunos gostam de dar opinião no texto quando não existe informação para isso. Nessa proposta o aluno deverá responder que faltou dinheiro.


Sugestão para outras perguntas:
·         Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, fazer compras de fim do ano e ainda sobrou troco. Comprou um vestido por R$80,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$60,00. Qual é o valor do 13º salário de Sandra?
·         Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, que é R$450,00, fazer compras de fim do ano. Comprou um vestido por R$180,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$160,00. Quanto sobrou do seu dinheiro?

5. (Grupo das Sempre Juntas) Elabore uma lista com dez produtos vendidos em quilogramas (kg) ou em gramas (g). Observe a tabela:
Produto
Massa em gramas (g)
Pacote de café
500
Feijão
1000
Macarrão
500
Tempero
50
Charque
250
Goiabada
250
Margarina
250
Arroz
1000
Uva
300
Batata
750

De acordo com cada produto relacionado acima, responda:
a)      Relacione com quantos produtos, em gramas (g), podemos formar um quilograma (kg).
b)      De acordo com os produtos, você só poderá levar na sua embalagem 5 quilogramas (kg). Quais os produtos você irá comprar? Quais são os produtos que ficam fora da embalagem?
Metodologia:

·         Solicitar aos alunos para trazer de casa embalagens de produtos alimentícios em quilogramas (kg);
·         Socializar com a turma os produtos e as respectivas massas (em gramas);
·         Colocar no quadro (lousa) todos os produtos trazidos (em gramas);
·         Conteúdos que podemos trabalhar além de grandezas e medidas: sistema monetário, geometria (com algumas embalagens), operações aritméticas, conteúdos relacionados a estatística e ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário