Problemas de autoria das cursistas do
Pró-letramento em Matemática 2010
Tutora Roselene Nunes de Lima e
Auxiliar Janaína Ferreira de Lima
Tema: medidas e grandezas
1. (Grupo das Verdinhas) Clara ia ao cinema assistir a sessão das 18h30, só que ela saiu de casa às 18h10. Quanto tempo Clara gastou para chegar ao cinema?
Discussão: este problema induz que o aluno responda 20 minutos, mas não há informação do tempo que ela gasta para chegar ao cinema, portanto o problema não tem solução e foge das respostas triviais. Excelente para que o aluno conheça outros caminhos para pensar na solução.
2. (Grupo das Reagrupadas) Anote em seu caderno, com a ajuda dos seus pais, a sua alimentação pela manhã, tarde e noite com respectivos horários, com dias e datas organizando numa tabela. Anote uma semana do mês de novembro.
Discussão: esta proposta de trabalho é muito relevante para ajudar a professora a identificar as quantidades calóricas consumidas pelos alunos nesses três turnos. Podem-se compreender conteúdos atitudinais e procedimentais na vida cotidiana dos educandos, além de se trabalhar operações aritméticas e conteúdos em estatística e ciências.
3. (Grupo das Meninas Pequenas) A amplitude térmica é determinada pela diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima. Num dia de verão, a temperatura máxima foi de 37°C e a amplitude térmica foi de 12°C. Qual foi a temperatura mínima nesse dia?
Discussão: pode-se reforçar que diferença, em matemática, é o mesmo que a operação de subtração. O problema é interdisciplinar e pode ser usado para fazer um estudo num mês em determinada cidade. É interessante trabalhar números negativos, pois a criança já tem o conhecimento dessas informações através da televisão, trabalha-se operações aritméticas e conteúdos em estatística e geografia.
4. (Grupo das Meninas Super Poderosas) Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, fazer compras de fim do ano. Comprou um vestido por R$80,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$60,00. Do seu 13º salário sobrou R$250,00. Qual é o valor do 13º de Sandra?
Discussão: este problema sugere a resolução simples e só precisa de cálculo mental. Outra forma de elaborar este problema seria a de mudar a pergunta para que ele não tenha solução, até porque precisamos levar problemas que surpreendam os nossos alunos. As propostas a seguir não têm soluções, na primeira não há informação suficiente para saber o valor do salário dela; na segunda proposta ela gastou mais do que levou e o problema não menciona que ela tenha levado cartão de crédito, pois alguns alunos gostam de dar opinião no texto quando não existe informação para isso. Nessa proposta o aluno deverá responder que faltou dinheiro.
Sugestão para outras perguntas:
· Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, fazer compras de fim do ano e ainda sobrou troco. Comprou um vestido por R$80,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$60,00. Qual é o valor do 13º salário de Sandra?
· Sandra foi ao centro da cidade com o seu 13º salário, que é R$450,00, fazer compras de fim do ano. Comprou um vestido por R$180,00, uma sandália por R$120,00 e uma bolsa por R$160,00. Quanto sobrou do seu dinheiro?
5. (Grupo das Sempre Juntas) Elabore uma lista com dez produtos vendidos em quilogramas (kg) ou em gramas (g). Observe a tabela:
Produto | Massa em gramas (g) |
Pacote de café | 500 |
Feijão | 1000 |
Macarrão | 500 |
Tempero | 50 |
Charque | 250 |
Goiabada | 250 |
Margarina | 250 |
Arroz | 1000 |
Uva | 300 |
Batata | 750 |
De acordo com cada produto relacionado acima, responda:
a) Relacione com quantos produtos, em gramas (g), podemos formar um quilograma (kg).
b) De acordo com os produtos, você só poderá levar na sua embalagem 5 quilogramas (kg). Quais os produtos você irá comprar? Quais são os produtos que ficam fora da embalagem?
Metodologia:
· Solicitar aos alunos para trazer de casa embalagens de produtos alimentícios em quilogramas (kg);
· Socializar com a turma os produtos e as respectivas massas (em gramas);
· Colocar no quadro (lousa) todos os produtos trazidos (em gramas);
· Conteúdos que podemos trabalhar além de grandezas e medidas: sistema monetário, geometria (com algumas embalagens), operações aritméticas, conteúdos relacionados a estatística e ciências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário