domingo, 5 de setembro de 2010

Problemas não é problema


Sugestão da profª Aparecida (foto) para alunos do 5º ano.

Resolva as questões representando com figuras:

Sete amigos vão a uma lanchonete e resolvem comprar uma torta quadrada que custa R$ 20,00, contribuindo para o pagamento conforme suas posses com as seguintes quantias: João paga R$ 5,00, Pedro paga R$ 5,00, José paga R$ 2,50, Juliano paga R$ 1,25, Félix paga R$ 1,25, Cândido e Paulo pagam R$ 2,50 cada um. A torta será dividida em partes equivalentes as quantias pagas. Marque no Tangram abaixo a parte com o nome que melhor representa a quantia paga por cada um.

Na hora de comer a torta, João sugeriu dividirem apenas a metade da torta e guardar a outra metade para a hora do jogo em sua casa. Neste momento, chega sem dinheiro e querendo lanchar, o Júnior. Como ficará a divisão da metade da torta igualmente ainda segundo o Tangram? (Marque na figura 1). Que figuras geométricas planas representam melhor as fatias? Em quantas fatias iguais pode ser dividida a metade do Tangram? (Marque na figura 2). Todos vão comer a mesma quantidade na hora do jogo? Como será dividida toda a torta? (Represente na figura 3).
 As figuras 1, 2 e 3 são o próprio tangram (figura acima). Incentive o seu aluno a construir o próprio tangram.
O professor precisa diversificar cada questão, levando em conta o nível da turma no geral, propor agrupamentos produtivos que proporcione intervenções possíveis para a superação de dificuldades não só com a sua assistência, mas nas trocas entre os grupos onde as discussões garantirão uma melhor circulação de informação com trocas de experiências e facilitarão a intervenção do professor apenas quando necessária. Para tanto, faz-se necessário agrupar em dupla, trio ou quarteto, pois equipes maiores fogem do controle e se dispersam.
Para garantir que o aluno está refletindo sobre o que está fazendo, ou seja, dinamizar a aprendizagem (fazer circular para todos os produtos). O professor solicita a representação escrita dos problemas representados.
Exemplo: ½ da torta foi paga por João e Pedro. Quem pagou ¼ do restante? Que fração foi paga por José, Juliano e Félix?
Cândido e Paulo pagaram juntos que fração? Na primeira partilha ½, como foi dividida?

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