Roselene Nunes de Lima
Vocês já receberam e-mails com avaliações corrigidas pelos professores, aquelas chamadas de pérolas? Na verdade não são somente avaliações corrigidas pelos professores, são avaliações muito bem criticadas em momentos não oportunos. Daí que fica aquele passa para um e passa para outro, até tem gente que recebe a mesma mensagem várias vezes. Todos riem. É a mangação coletiva, sem reflexão, sem critério de observação, aquilo ligado ao senso comum e grotesco. A impressão que nos dá é que até profissionais bons participam deste momento inusitado e infeliz. E quem disse que doutor nesta ou naquela área não ri também? Já nasceram doutores?
Muitas das respostas dos alunos as perguntas são bem lógicas, pois algumas perguntas são ilógicas, são mal formuladas e medíocres. Quantos professores não se colocam num pedestal, pensando estarem acima do bem e do mal? Falam e fazem um monte de comentários maldosos com os seus alunos. E aquele tal de falar de um aluno que não consegue ser bom na sua matéria. Às vezes os faladores não se lembram que têm filhos e que eles não são tão bons assim, talvez sejam mais medíocres que seus alunos que não estudam naquela escola pública que eles dão aulas. Estes professores, que menosprezam seus próprios alunos, não admitem, portanto, que seus filhos sejam criticados pelos professores deles e logo vão à escola para falar com a direção, afirmam que seus filhos foram maltratados. Será que falam para os pais dos seus alunos que os maltrataram? Ninguém diz que bateu, só diz que apanhou.
Outro e-mail que nos chega é o da desgraça alheia. Cansei de receber e devolver sem ler ou ver um monte de mensagens sangrentas ou depreciando sexualmente uma pessoa. Quanto preconceito! Ainda comento na devolução que não dá para viver num país com tanta desigualdade social e intelectual sendo conivente com mensagens que só desprezam as pessoas que aqui vivem. As pessoas recebem aquele monte de mensagens “explosivas” com tanta desgraça e riem, enviam para as outras pessoas e, ainda acham que todos vão achar legal, formidável, maravilhoso,... Enganam-se! Precisamos ter muito cuidado com e-mails infames, isso nos faz mal, ficamos péssimos, não evoluímos e nem percebemos isso, colocamos nossa nação no fundo do poço, passamos a pensar coletivamente para pior, entramos em colapso.
Atenção alunos, não permitam que os professores de vocês, aqueles que são mal preparados, detonem com o intelectual de vocês, que está em formação, aprendizagem contínua, defendam-se, mostrem-se conscientes, apresentem-se como seres que estão em constante evolução intelectual e espiritual.
Artigo publicado no jornal Tribuna Independente em 25.8.2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário