Roselene Nunes de Lima
Quanto tempo você fica diante da televisão durante o dia? Que programas são mais educativos ou são de grande valia para as crianças e adolescentes da sua casa? Tem novela demais? Cuidado com as repostas que você dará as estas perguntas, pois poderá ser uma bomba.
Novelas, programas de domingo e de final de noite num dia fixo da semana, desenho animado, programa de calouro etc. Para quem assiste televisão regularmente a programação está na ponta da língua. Um monte de coisas criativas e de humor duvidoso. Por falar em humor, os programas que as emissoras chamam de humor estão sempre ridicularizando a mulher gorda, os homossexuais, os negros e os empregados domésticos, daí que no fundo nós ouvimos as risadinhas, deve ser para forçar a nossa risada de um humor, que além de sem graça, deprecia as minorias.
De todas as apresentações que a televisão nos mostra tem os telejornais com notícias ruins e surpreendentes. Tem campanha política no Peru com políticos que apanham calcinha das eleitoras e acham o máximo. Tem garotões que espancam mulheres que são profissionais do sexo, que queimam animais de rua, tem policiais que matam cavalos e cachorros. Ufa! Quanta chance de conhecer o que é ruim.
Os programas de domingo ridicularizam as pessoas vítimas de vídeos mais degradantes, gravados pelos próprios familiares, quando em queda ou derrapadas como vídeo-cassetadas dos programas de final de semana. As pessoas se dão mal e se ferem, além disso, ainda tem os vídeos exibidos para todo o país. Como é que temos um monte de gente se machucando e o pessoal ri ao vivo?
Nesta copa do mundo as câmeras fazem de tudo para pegar as pessoas no flagra, fazendo qualquer coisa diferente para serem ridicularizadas por todos. A exemplo aquele cidadão limpando o nariz.
E nos comerciais um desrespeito aos homens, mulheres ou idosos. Nos comerciais de cerveja a degradação do ser humano, colocam um bando de rapazes, no mínimo imbecis, achando que encher a cara é o grande barato. A hipocrisia vem depois: se beber não dirija. Vocês acham que uma pessoa que bebe estará bem o suficiente para saber que não pode dirigir?
Temos o desprazer de ver na TV um jogador de futebol dizer que todo casal briga e todo marido dá uns tapas, quando necessário, na mulher. Quanta normalidade para esse que se acha um patrimônio do clube que joga. Nas novelas, que até pobre é rico, a empregada é sempre gorda ou gorda e negra, a feia sempre usa óculos e também é gorda, os negros que não são domésticos sempre são humilhados pelos seus chefes.
Depois disso ainda perguntamos: de que forma iremos educar nossos educandos e essa educação seja consolidada se a TV está deseducando o tempo todo?
Artigo publicado no jornal Tribuna Independente em 1.7.2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário